quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

VOCÊ REALMENTE DESEJA O EPISCOPADO?




Tenho observado algo deveras interessante no cenário cristão, em especial, no “ramo” pentecostal.

Existem muitas pessoas que querem ser “usados” por Deus para fazer algo para a Sua obra e isto é louvável, mas o que me intriga é: “O que realmente estas pessoas querem fazer”?

Vários querem pregar e cantar, poucos querem ensinar e evangelizar, e uma grande parcela deseja mesmo é aparecer, pois ao contrário do que Jesus nos ensinou  (Lc 22.26), os cargos eclesiásticos nos dias atuais produzem status.

Existem alguns que até utilizam o texto que Paulo escreve a Timóteo, na sua primeira carta no capítulo 3 e verso 1,  “Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja” (ARC), mostrando que eles estão no caminho certo, porque o próprio Paulo disse que quem quer trabalhar na obra de Deus, excelente coisa deseja.

Outros utilizam o texto de Romanos no capítulo 12 e verso 7, que diz: “Se é ministério, seja em ministrar...”, mas a palavra ministrar aqui é “diakonia”, que traduzindo é aquele que assiste (assistência, cuidado, zelo).

Precisamos então corrigir um erro, pois o que Paulo escreveu na sua carta a Timóteo foi: “Aquele que deseja o episcopado, excelente obra deseja”.

A palavra episcopado no grego é “episkopoi” e significa superintendente ou bispo e o trabalho que estes tinham era o de supervisores, ou seja, os que detinham a nobre função episcopal eram aqueles que visitavam, cuidavam e zelavam dos homens para o bem dos mesmos (STRONG:1984). Em suma, estes eram os cuidadores dos cristãos e, traduzindo para a nosso português, eles eram os atuais pastores.

Existe grande aprendizado na comparação que Jesus fez do pastor de ovelhas com o pastor de homens (Jo 10), mas especificamente para discutirmos o nosso caso, Jesus utilizou esta comparação, pois os pastores de ovelhas, como foi Davi (1 Sm 17.34), eram homens que tinham um zelo extremado por seus animais e por isto os supervisionavam constantemente, livrando-os da morte por várias vezes.

Hoje em dia, os nossos jovens pentecostais querem pregar a Palavra e eu louvo ao Senhor por isto, mas realizando uma pequena enquete na denominação em que congrego, verifiquei que mais de 90% deles não querem ser “episkopoi”, ou pastores, o que eles querem é ser conhecidos como pregadores e até utilizam um termo muito conhecido neste cenário que é o “ministério itinerante”.

Analisando a Bíblia Sagrada, eu não vejo este tipo de ministério, pois Paulo escreve aos Efésios, no capítulo 4 e verso 11-16:

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”

O que mais se aproxima da itinerância, é o ministério de evangelista, que é aquele que leva a Palavra do Senhor onde Ele o chamar, mas este itinerante eu não encontro na Bíblia.

Alguns dizem que Paulo foi um itinerante, mas isto está INCORRETO, pois Paulo foi um apóstolo, ou seja, aquele que pregava a Palavra, “montava” a igreja, auxiliava o seu crescimento até que houvesse alguém para ser o seu pastor e após isto, partia para outra localidade.

Quando perguntamos aos jovens qual é a sua chamada, ou seja, o que ele acredita que o Senhor tem para ele fazer, a maioria responde: “ser pregador ou ser cantor”, e aí entra a minha preocupação: 

Onde estão os futuros pastores? Onde estão os futuros “episkopoi”? Onde estão aqueles que se interessarão pelas pessoas e por levá-las ao Céu (Hb 13.17)?

Será que Jesus chamou todos estes jovens para serem evangelistas, ou será que eles estão equivocados quanto ao seu chamado?

Eu não tenho nada contra a verdadeira chamada de um evangelista, mas o que me preocupa é que biblicamente o evangelista ama as pessoas e por isto prega a Palavra e não é isto que eu tenho visto nestes “pregadores itinerantes”.

Tenho observado muito “glamour”, muita glória, muita fama, e MUITOS problemas envolvendo os mesmos.

Sendo assim, meus queridos irmãos, eu gostaria que vocês que se enquadram neste cenário pensassem:

SERÁ QUE REALMENTE EU DESEJO O EPISCOPADO?

Leonardo Novais de Oliveira

6 comentários:

  1. Realmente meu caro; boa parte das pessoas não entendem o verdadeiro significado de prestar auxílio e querem somente as honrarias.

    ResponderExcluir
  2. Quanto a fama nada tem demais,....pois O Senhor disse: A SUA FAMA CORREU POR TODAS AS NACOES POR CAUSA DA MINHA GLORIA QUE TINHA POSTO SOBRE TI-(Ezequiel 16:14)...Numa parte concordo contigo.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, eu particulamente fui consagrado a Auxiliar na Assebleia de Deus, mais respondendo essa pergunta, se eu deselo o espicopado.NÃO, Pr. Leonardo novais não agravando a todos mais hoje tem muitos pastores so de nome, que estão aparcentado a si mesmos, esse meio está se tornando podre, muitos vivendo no lucho nas custa da igreja, principalmente os PASTORES PRESIDÊNTES DE CANPO, são os piores...que exenplo eles estão dando a essa geração nenhum, eu digo NÃO porque se eu for vou ter que entrar em sistema. Queria a seu conselho ao meu comentario, Paz a todos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro irmão Deivid Coutinho, Paz seja convosco. Existem 3 tipos de dons, os naturais (presentes de Deus para algumas pessoas, tais como dons relacionados a arte e música, os dons ministeriais - Ef 4.11-15, dados por Deus para alguns com o objetivo de fazer com que a igreja cresça e os dons espirituais - 1 Co 12, que são presentes de Deus para qualquer um que buscar, com o objetivo de edificar a igreja. Algumas pessoas foram colocadas em cargos por interesse, politicagem e outros, mas aqueles que tem chamado são dotados por Deus para realizar o mesmo. A melhor coisa a fazer é orar para que o Senhor separe o joio do trigo, para que a obra não sofra. Abraços, Leonardo.

      Excluir
  4. Tremendo,minha pastora pregou sobre esse assunto,na santaceia,eu sou diaconisa,e descobri que preciso desejar o episcopado.....vcs estão de parabéns...Deus abençoe cada dia mais teu ministério...

    ResponderExcluir
  5. Oii Emília, Paz seja convosco. Obrigado por visitar o blog.

    Seja sempre bem vinda, ajude-nos a divulgar este trabalho, fiquei um tempo parado, mas estou reativando.

    Acesse também www.leonardonovais.com

    Deus te abençoe ricamente, Leonardo.

    ResponderExcluir